Os Sonhos e Objetivos

Já escrevi sobre a importância dos sonhos e da paixão pelo que fazemos, mas esse assunto é inesgotável e sempre que se fala ou se escreve sobre objetivos eles ficam mais potencializados se transformarmos sonhos e paixão em objetivos.

Certamente alguém já lhe disse que os objetivos são o motor da pessoa que faz acontecer, da pessoa de sucesso, e é realidade mesmo, assim como o motor impulsiona o carro, os objetivos nos impulsionam na direção daquilo que queremos, o que inclui nossos sonhos.

Ter objetivos na vida é o ponto de partida para qualquer coisa, mesmo que tudo comece com o sonho, este fica num nível mais teórico.

Os objetivos podem e devem ser descritos e trabalhados de forma concreta e organizada ninguém viaja por viajar, a não ser os peregrinos, toda viagem começa com um objetivo, e é assim deve ocorrer na viagem de nossa vida, devemos saber o que queremos dela, tanto na esfera pessoal quanto profissional.

Mas a maioria das pessoas tem metas vagas, pouco claras e específicas, a conseqüência é ter resultados vagos e pouco claros, pois ficam a mercê da sorte.

Existe um ditado popular que diz que “colhemos o que plantamos”, isso significa que se plantarmos ao léu, sem termos bem claro o que queremos, certamente seremos displicentes e descuidados e mesmo que nos esforçamos trabalhando arduamente, é bem possível que não tenhamos o resultado que gostaríamos.

Os objetivos dão direção a fim de que se saiba para onde dirigir toda a sua capacidade e inteligência, se não temos objetivos claros em nossa vida pessoal ou profissional, desperdiçamos energia preciosa, desperdiçamos o tempo que nunca mais vai voltar, a verdade é que os objetivos dão sentido à nossa vida, sem eles ficamos perdidos ao sabor das ondas e dos ventos sem direção.

É fato real e já foi comprovado que “toda pessoa que vence na vida tem algo em comum: ela sabe exatamente aquilo que quer e está disposta a lutar por isso”. O mundo abre passagem para as pessoas que têm objetivos na vida, um objetivo na vida é a fortuna mais valiosa que se pode ter e essa fortuna não deve ser procurada em lugares estranhos, mas dentro do coração.

Para que os nossos objetivos tenham êxito, é necessário um método, uma sistemática, pois um objetivo não é apenas uma intenção ou uma vontade, é necessário que haja consistência e que atenda a alguns requisitos, assim, o objetivo deve ser algo que se possa medir, quantificar de maneira clara, senão não saberemos se atingimos ou não nosso alvo.

O objetivo tem que ser algo claro, transparente, cristalino, tão claro que quando eu penso no objetivo, eu posso vê-lo, é preciso também que seja algo localizado num espaço de tempo, hora, dia, semana, mês, bimestre, semestre, ano, etc, e mais ainda, é preciso que seja algo que esteja dentro dos limites do executável, do real, do possível.

E finalmente, o objetivo tem que significar alguma coisas, tem que ser algo que represente um desafio, alguma coisa que mexa com o seu brio, que seja importante para você.