Peguei o Hábito de Fumar

Quem fuma é quase certo que um dia já quis parar de fumar, o desejo de parar de fumar só é sentido quando a pessoa não quer mais colocar sua saúde em risco, e percebe que a vida é o bem mais precioso que cada um possuí.

É verdade que é possível praticar atos que não são exatamente os atos que gostaríamos, isto acontece porque não seguimos a nossa razão, ou seja, não temos juízo interior.

Tem gente que não acredita, mas todas as pessoas têm uma voz interior que as orienta, para evitar problemas é só dar importância aos seus clamores e conselhos.

Quando se fala no hábito de fumar, não tem como negar que a maioria das pessoas que iniciaram neste vício, não foi exatamente por razões próprias, foram por motivos exteriores, existem quem fume porque seus companheiros de escola fumavam e no fumo foi encontrada a maneira de ser inserido socialmente naquele grupo de amigos, a verdade é que um grande número de fumantes adquire o vício quando ainda são bem jovens, na cabeça desses jovens os pensamentos são que a atitude de fumar os insere no mundo dos adultos, o argumento é que quem fuma não é mais criança, fumando o jovem pensa que passa aos colegas a imagem de que já é um adulto e tem coragem.

Existem outros que fumam porque seu pai ou sua mãe, ou os dois fumavam, e mesmo os pais pedindo que os filhos não fumem, o pedido não é aceito, pois o que de fato existe é que na educação de crianças o que é seguido não são as palavras, são as atitudes que são seguidas.

E assim pelo exemplo dos pais os filhos se tornam viciados, mas existem outros que tomam a iniciativa de fumar por conta própria através de um impulso interior, motivado por uma satisfação do ego para mostrar que tem coragem e é arrojado, se fazendo de não ser comum e que poucos teriam tal coragem.

Existem aqueles que fumam atraídos por propagandas na televisão, rádio, jornais, revistas, e outros meios de comunicação, nas propagandas é passada a imagem que o fumante é corajoso, conquistador, bem sucedido, livre e audacioso.

Outros fumam porque dão pouco valor às conseqüências de seus atos, agem de maneira inconseqüente, levando quase todos os aspectos de sua vida como se fossem umas verdadeiras brincadeiras, pagando mais tarde os preços às vezes altos e irreversíveis pelas conseqüências de seus atos não pensados, ainda não sabem, mas quem brinca com a vida pode chorar lágrimas de sangue.

Claro que existem outras razões que a pessoa possa ter se iniciado no fumo, mas nem importa, seja qual for o motivo pelo qual que tenha adquirido o hábito de fumar, é preciso tem em mente e a compreensão dentro de si próprio que precisa parar de fumar com urgência, quem fuma sabe que mais cedo ou mais tarde vai sofrer as terríveis conseqüências do fumo.

Para quem é fumante, não precisa falar sobre os malefícios do fumo, o fumante sabe muito bem que o cigarro faz mal, note que atualmente até as propagandas de cigarro informam sobre cada conseqüência do fumo, e não vai adiantar ficar teclando a mesma tecla, apenas é preciso deixar do vício do fumo.