Pombos e Salmonelose

Todos os animais são portadores e sensíveis a doença, mas os pombos são os principais culpados de espalhar essa doença, a salmonelose vive no tubo digestivo dos animais, inclusive no ser humano, segundo dados de pesquisas, em cada 100 pombos, presume-se que menos de 10 sejam portadores da bactéria, é interessante, mas os portadores podem apresentar os sintomas da doença ou não, quando são conhecidos como portadores sadios são os mais perigosos.

A Salmonelose é transmitida pela ingestão de carne e ovos contaminados, ou de alimentos mal lavados, que tenham estado em contato com fezes, ou que foram lavados com água contaminada pelas fezes de pombos, o risco de pegar a doença é para qualquer pessoa exposta a condição de falta de higiene.

No ser humano a salmonelose pode provocar toxinfecção com gastroenterite, o agente etiológico é a bactéria do gênero Salmonella.

Para evitar a doença é preciso ter higiene na manipulação dos alimentos, lavar as mãos ao chegar em casa, sempre que se for ao banheiro e antes das refeições, manter os alimentos cobertos, as caixas de água bem tampadas, as janelas e peitoris da cozinha bem limpos.