Porque Você Vai à Missa?

A resposta a qualquer pergunta pode ser a mais diversificada e também a mais curiosa, tudo depende de quem for responder.

Qual seria a sua resposta se algum lhe perguntasse: “O que você realmente vai fazer na missa?”

Antes de responder a pergunta acima, segundo fontes de pesquisa, boa parte do povo brasileiro nasceu na religião católica, atualmente há uma forte tendência por se autodenominar evangélico.

Participar da Missa é uma prova de fé, talvez seja a mais completa e a mais poderosa prova de cristianismo da qual dispõe o católico, mas ir à Missa não torna ninguém Santo e nem melhor do que ninguém.

A realidade é que as pessoas vão à Missa e nem sabem exatamente porque fazem isso, e se não conhecemos o seu valor e nem seu significado acabamos repetindo as orações de maneira mecânica, por isso não usufruiremos dos benefícios que a missa pode trazer.

Segundo a fé católica, quem vai a missa é convidado especial, onde Jesus convida a cada um de nós em particular para esta festa.

Por isso desde a antiguidade as pessoas se preparam com o que há de melhor, tomam um banho bem demorado para tirar toda a craca, colocam a melhor roupa, se perfumam, ou seja, se preparam de um modo muito mais cuidadoso do que para qualquer outra festa.

Ir á Missa é relembrar e comemorar a data em que Jesus celebrou a primeira missa, é importante notar que o Senhor pede que o cálice seja distribuído entre todos, ou seja, é para repartir o pão e o vinho entre todos os presentes.

O ponto alto de qualquer Missa está resumido no trecho a seguir:

Pegando o cálice, deu graças e disse: ‘Tomai este cálice e distribuí-o entre vós (…) Tomou em seguida o pão e depois de ter dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: ‘Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim’. Do mesmo modo tomou também o cálice, depois de cear, dizendo: “Este cálice é a nova aliança em meu sangue, que é derramado por vós…”.

(Lucas 22, 17-20)

Ao entrar em qualquer Igreja, independente da religião, é importante dar valor à graça de Deus que nos trouxe ao momento presente.

Também é importante persignar-se com água benta, pois essa é uma maneira de recordarmos do nosso batismo e invocar a proteção e a bênção do Senhor.

Participar de uma Missa é para todos, mas a maneira com que cada um participa pode ser diferente, pois depende da fé que cada pessoa tem.

Existe quem vai à Missa para fazer pedidos a Deus, também existem aqueles que vão apenas para cumprir uma obrigação e outros vão com alegria e fé.

Não importa porque alguém vai à Missa, a igreja pode estar cheia, mas apesar de todos estarem realizando a mesma tarefa, o motivo de cada um é diferente.

Podemos afirmar sem medo de errar que a Missa é a mesma para todos os presentes, mas a maneira de participar é diferente, pois depende da fé e do interesse de cada um.

Motivos à parte, a Missa sempre foi o centro da comunidade e o sinal da unidade, pois é celebrada por aqueles que receberam o mesmo batismo, vivem a mesma fé e se alimentam do mesmo Pão.