Menu Close

Preparando Dispersão

Seque abaixo os métodos empregados para preparar uma dispersão coloidal liófoba:

a) Por Fragmentação:

Consiste em fragmentar as partículas do disperso até que elas atinjam o diâmetro entre 10Å e 1000Å, o que pode ser feito de duas maneiras:

– Moinho Coloidal: colocam-se os grânulos de matéria do disperso entre 2 discos rígidos que giram a uma distância muito pequena um do outro, este é o método utilizado para preparar cosméticos como sombras e pó faciais.

– Arco Voltaico: Coloca-se em um recipiente apropriado o líquido que constituirá o dispergente e, mergulhados nesse líquido, dois fios do material que constituirá o disperso.

Aplica-se então uma diferença de potencial nesses fios para provocar uma centelha entre eles e fazer com que as partículas do disperso sejam liberadas e distribuídas pelo dispergente.

Este método é utilizado apenas para preparar dispersões coloidais metálicas, pois é necessário que o disperso conduza corrente elétrica.

b) Por Aglomeração:

É um processo inverso ao da fragmentação, consiste em aglomerar partículas de dimensões inferiores a 10Å até que elas atinjam o tamanho característico das partículas que formam uma dispersão coloidal, o que pode ser feito de três maneiras:

– Reação Química: Segundo a Lei de Weiman é possível obter uma dispersão coloidal quando, numa reação de formação de um composto pouco solúvel, as soluções reagentes apresentarem concentrações extremas, isto é, muito diluídas ou muito concentradas.

– Lavagem de precipitado: Fazendo um precipitado passar por sucessivas lavagens com uma solução diluída que possua pelo menos um íon em comum com o precipitado, vão se formando aos poucos partículas de dimensões coloidais que ficam dispersas na solução usada na lavagem.

– Mudança de dispergente: primeiro prepara-se uma solução de determinada substância x em um solvente apropriado.

Em seguida adiciona-se à solução um líquido no qual a substância x seja insolúvel e agita-se o sistema, com a agitação, partículas de dimensões coloidais da substância x se dispersam pelo líquido que foi adicionado.

Posted in Sobre Química

Related Posts