Qualquer Alteração no Algoritmo do Google Afeta As Pesquisas : As últimas alterações no algoritmo do Google afetaram quase 12% das pesquisas, isso significa que muitos sites sem distinção de tamanho, estão de olho nas estatísticas dos relatórios web analytics para ver os gráficos de tráfego, nesse momento com a implantação do Panda é praticamente impossível pensar em estratégias e objetivos, a situação é complicada, e a primeira vista a reação pode ser de pânico ou de raiva.
Para quem depende da publicidade para ganhar alguma grana com sites é compreensível tamanha preocupação, mesmo que venham a existir quedas enormes é possível fazer com que o site volte a ter tráfego, mas é preciso ter os resultados em mãos para avaliar e implantar o melhor tipo de mudança.
Mesmo aqueles que forem injustamente atingidos, mesmo que seja através de danos colaterais, será preciso disponibilizar tempo e recursos e aplicar táticas para trazer o tráfego de volta ao site.
É difícil citar quais as táticas que devem ser aplicadas nesse momento, e nem mesmo dá para dizer quais os métodos que devem ser evitados, em todo caso, vou tomar como base minha experiência em sites.
O que não adianta fazer:
É bem pouco provável que consiga trazer tráfego novamente se fizer apelos ao público, nem tente amolecer os corações dos engenheiros do Google, eles testam intensivamente e mudam o algoritmo para melhorar a qualidade da pesquisa, também não adianta fazer grandes alterações, a não ser que suas estatísticas indiquem que uma mudança irá causar uma melhora enorme, para deixar claro, o Google e uma empresa que é controlada por dados e relatórios concretos.
Fui seriamente atingido, mas “por que eu?”
Qualquer um pode ver o ranking despencar com uma declaração específica do Google referente a qualidade do seu site, claro que vai ficar ofendido, claro que quem for afetado negativamente vai ficar indignado, principalmente se a queda for em torno de 50% ou mais como estão prevendo especialistas no assunto.
Mas a questão é outra, o “porque eu?” não importa, o que realmente importa é “o que meu site fez ou está fazendo para ser afetado?”, e como devem saber, esta é uma mudança de logaritmo que não é destinada a sites específicos, podem ter certeza que os engenheiros do Google não vão criar uma lista negra de sites.