As Reações Químicas

É todo fenômeno químico é tudo o que ocorre com a formação de novas substâncias.

São fenômenos químicos: a combustão do álcool, o enferrujamento do ferro, a respiração dos seres vivos, a fotossíntese realizada pêlos vegetais clorofilados, etc.

Os fenômenos químicos são também denominados REAÇÕES QUÍMICAS, as reações quimicas são representadas graficamente por meio de EQUAÇÕES QUÍMICAS.

Observe a figura abaixo:

Toda equação quimica possui dois membros separados por uma seta, no primeiro membro encontram-se as substâncias REAGENTES e no segundo membro, os PRODUTOS DA REAÇÃO.
Vamos a um exemplo? Que tal a combustão do etanol ou do álcool comum?

Nesta reação química, representada pela equação acima, uma molécula de etanol reage com três moléculas de gás oxigênio do ar atmosférico, produzindo duas moléculas de gás carbônico e três moléculas de água.
[adsense]
Naturalmente, se a queima do álcool acontecer em um recipiente aberto, o gás carbônico e o vapor de água formados serão liberados para o ar atmosférico.

Em qualquer reação quimica, o número de átomos de cada elemento no 1º e 2º membros da equação deve ser o mesmo, por isto, para cada substância, o número de moléculas que reagem e são produzidas nem sempre é o mesmo.

Os números que aparecem à esquerda de cada fórmula são os coeficientes da equação, que indicam o número de moléculas que reagem e são produzidas.