Se Você Usa Piercing

Especialistas da Universidade de Ohio descobriram através de pesquisas que quanto mais tempo um piercing permanecer no lábio, maior será a retração da gengiva com instabilidade dos dentes afetados.

Um alerta semelhante havia sido feito por dentistas ingleses em 2003 este assunto de piercing já tinha sido abordado e alertado pelos cientistas.

Nas pesquisas os especialistas acompanharam mais de 50 usuários de piercing de lábios, o que foi constatado é que o piercing quando é colocado nos lábios fica roçando a região próxima aos dentes e causa a retração da gengiva.

A retração gengival, depois de instalada, tem pouca chance de recuperação e passa a ser uma porta de entrada para as bactérias que causarão a doença periodontal. Após a contaminação pelas bactérias acontece a formação de uma bolsa de material infectado que acaba comprometendo o dente.

A doença periodontal, (é nome técnico da inflamação crônica das gengivas), está associada a uma série de outras doenças, pode causar a perda de todos os dentes, além de inflamação crônica, a retração gengival traz o aumento da sensibilidade dolorosa dos dentes aos estímulos de calor e frio.

Uma opção para as pessoas que querem estar na moda e usar piercing nos lábios pode ser a utilização de falsos piercings que não tem a parte posterior que fica em contato com os dentes, com isso diminuí o atrito com a gengiva.

A higiene rigorosa das gengivas e dentes após a retirada do falso piercing também diminui os riscos do processo inflamatório infeccioso.