Menu Close

Sem Riscos Com Dinheiro

Desde pequeno, todo mundo aprendeu a evitar riscos.

“Cuidado com o escorregador, não brinque perto do carro”, diziam e dizem as mamães.

A lição começou em casa, continuou na escola e entrou na vida das pessoas, a insegurança, o medo de trocar o certo pelo duvidoso, ainda é muito forte para a maioria, principalmente na carreira e nos assuntos relacionados a dinheiro.

Não é raro encontrar quem se acomode numa posição na qual o salário não parece bom e o trabalho não satisfaz, mas afinal, para que arriscar?

Tem gente que afirma que é difícil evoluir profissionalmente sem correr riscos.

Na carreira, assim como nos investimentos, as grandes oportunidades embutem risco, por isso as recompensas são maiores, afirmam outros.

Com as aplicações financeiras não é diferente, e a grande maioria não suporta a idéia de investir suas economias e não tê-las de volta integralmente.

Uma máxima do mercado financeiro, no entanto, diz justamente que, quanto maior for o risco de uma aplicação, maior a possibilidade de ganho.

Essencialmente, toda decisão que nós tomamos é um risco, de uma forma ou de outra, afirma o consultor econômico americano Peter L. Bernstein, autor do livro Desafio aos Deuses: A Fascinante História do Risco (da editora Campus), considerado o livro de negócios mais inovador e criativo dos Estados Unidos em 1996.

Em razão do que diz Bernstein, talvez convenha aprender a gerenciar o risco, em vez de evitá-lo.

No dia-a-dia, já fazemos isso sem nos dar conta, quando deixamos de ir a um caixa eletrônico à noite, num lugar escuro, por exemplo, estamos minimizando o risco de ser assaltados.

Se não fizermos esportes radicais, também teremos menor probabilidade de morrer ou de nos acidentar.

Que tal aplicar esse princípio para fazer a gestão de risco de seus investimentos?

Ao diversificar as suas aplicações, por exemplo, você poderá diminuir o risco de ver o seu patrimônio minguar.

A idéia do gerenciamento de riscos é não ser surpreendido diz Bernstein. “Se estiver errado, não quero ser eliminado, quero estar seguro de que vou sobreviver.”

Posted in Dicas Diversas

Related Posts