Seus E-mails São Sua Cara

Você sabe que o estilo dos seus e-mails afeta diretamente o modo como você é visto? Isso mesmo, os e-mails que você envia são um reflexo fiel de quem você é.

A imagem que você projeta virtualmente é tão importante quanto sua imagem em interações face-a-face, o estilo de seus e-mails afeta diretamente o modo como você é visto.

Nos dias de hoje nos comunicamos mais e mais com o auxílio da tecnologia: telefones, correios de voz, secretárias eletrônicas e e-mails.

A praticidade, a velocidade e a economia com gastos por estes meios mudou a forma de comunicar, e muitos de nossos primeiros contatos profissionais começam sem que vejamos a pessoa com quem estamos nos comunicando.

Assim, é preciso aprender a projetar uma primeira impressão positiva não mais visual, pois mesmo sendo virtual, a aparência, a linguagem corporal e a expressão facial são importantes.

Os e-mails que você envia são um reflexo exato de quem você é, o conteúdo das mensagens, o estilo de linguagem, a freqüência com a qual os envia, a apresentação, tudo colabora na construção da sua imagem.

A linguagem do e-mail deve ser clara e objetiva, o que não significa impessoal, mas cuidado para não transmitir uma imagem fria e distante.

Procure ser objetivo e acessível ao mesmo tempo, mas sem excessos, tenha cuidado não somente com o conteúdo da mensagem, como também com o vocabulário usado, erros de ortografia e gramática.

Se quer que seu e-mail seja lido, faça do campo assunto o seu aliado, existem pessoas que recebem dezenas e até centenas de e-mails por dia e selecionam o que irão ler pelo que está escrito neste campo.

O que está escrito no campo assunto irá determinar a importância do e-mail, use frases que chamem a atenção e que comuniquem com clareza o conteúdo, tenha cuidado para que o assunto não pareça trivial ou que você esteja mandando um spam.

Marque a mensagem como alta prioridade só se ela realmente for de alta prioridade, caso contrário, como na história do menino que gritava por socorro, depois de um tempo, ninguém mais verá seus e-mails como prioridade, isso se não for bloqueado.

Nunca se esqueça que e-mails podem ser impressos, copiados e encaminhados, isso significa que podem se tornar públicos rapidamente, e até quem não gosta de você poderá ler seus e-mails.

Tenha sempre cuidado com o que escreve e não mande um e-mail do qual possa se arrepender no futuro, e nunca escreva mensagens negativas.

É bom citar que e-mails são uma forma de comunicação invasiva, você pode não querer atender a um telefone que toca, você pode desligar a secretária eletrônica, mas uma vez que inicia seu programa de correio eletrônico, não terá muito controle sobre o que irá receber.

Tenha isto em mente ao enviar anexos muito pesados, correntes, piadas, e coisas do gênero, saiba que existem outras pessoas que usam o computador como ferramenta de trabalho, e nem todos tem conexão rápida, além de muitas vezes, estarem usando o computador onde trabalham.

Sempre inclua sua assinatura no e-mail, com dados para contato, e se você tem um website, é uma das melhores formas de divulgá-lo, e por último, lembre-se que por mais rápidos e práticos que possam ser, e-mails não substituem conversas.

Analise se o e-mail é a melhor forma de comunicação naquela situação, escolha aquela que terá melhor e maior impacto para a mensagem que pretende transmitir.

E finalmente, se encaminhar e-mails, APAGUE A LISTA DE ENDEREÇOS, e envie para todos como cópia carbonada oculta (CCO), faça isso e ganhará pontos daqueles que já estão de saco cheio de receber correntes falsas, fakes, vírus e afins.