Sobre o Meio Ambiente

É preciso lembrar que todo material é reciclado no ambiente, e isso leva algum tempo para acontecer.

Quando a retirada de um determinado elemento do solo é mais rápida do que sua devolução, há um esgotamento, que se manifesta através de uma queda na produtividade.

Todo agricultor sabe que as plantas precisam de nutrientes variados, os quais se encontram no solo graças à atividade de certos micro organismos, e se forem feitas culturas sucessivas, esses nutrientes acabam se esgotando e a produção começa a cair.

Existem duas alternativas, uma delas é acrescentar artificialmente os nutrientes retirados, a outra é deixar que a recomposição se faça normalmente, esperando um certo tempo até o solo se recuperar.

Os recursos naturais não renováveis, uma vez esgotados, não se refazem, e, portanto, sua utilização deve ser feita com muito cuidado.

Sabendo que um dia eles irão faltar, o homem precisa pensar antecipadamente numa maneira de substituí-los por outros capazes de desempenhar funções semelhantes.

Como os recursos renováveis exigem um certo tempo para recomposição, a humanidade não disporá de estoques se o consumo não for controlado e a população humana crescer além de determinado limite.

Utilizar racionalmente os recursos naturais significa ampliar a capacidade produtiva do ambiente em favor do homem, mas, sem degradar a natureza.