Tem Invejoso no Trabalho?

A inveja é um sentimento que muitas pessoas não gostam e têm muitas dificuldades para lidar, mas é fato que a inveja está presente no dia-a-dia de todos nós.

Como a inveja está presente em todos os lugares, no ambiente de trabalho não é diferente.

Sempre tem aquela pessoa que a gente percebe que tem inveja de alguma coisa, pode ser da beleza, da vontade de progredir, do cargo que ocupa, do desempenho profissional, da família, do carro, são várias coisas podem causar inveja em qualquer pessoa, ou quem sabe você vai querer dizer que nunca sentiu alguma de inveja de algum colega de trabalho?

O problema não é sentir essa pontinha de inveja, o problema é a maneira como você vai lidar com ela, a diferença está na linha que separa a inveja e a imitação.

Em alguns casos, seu colega pode servir de inspiração para que você melhore seu desempenho, busque crescimento e desenvolvimento para chegar aonde ele chegou ou até ir mais longe, esse é apenas um exemplo.

Por outro lado, o sucesso de alguém pode fazer com que a inveja tome conta de você e, por conta disso, você comece a tentar prejudicar e puxar o tapete desse alguém.

Claro que se agir dessa maneira, você só irá colher frutos ruins daquilo que está plantando e pode até chegar onde almeja, mas com certeza não irá saber como fazer para permanecer, por isso tome cuidado com a direção que o seu sentimento irá seguir.

Para lidar com pessoas invejosas, primeiro é preciso ter consciência do quanto está exposto e vulnerável, quanto mais exposta a vida particular e a vida profissional, maior é a tendência de encontrar pessoas que irão ter inveja.

Se você for uma pessoa bem sucedida, não fique falando e dando ênfase a tudo o que conquistou o tempo todo e para todos, é bom manter seus segredos, não se exponha, não fique se vangloriando da sua viagem de férias, do presente que deu para alguém ou que ganhou, do carro novo que comprou ou da nova casa que acabou de adquirir, principalmente, tenha muito cuidado com a sua vida particular.

Na área profissional, faça o seu trabalho normalmente e da melhor maneira possível, procure saber se seu trabalho está sendo notado, mas não fique se “gabando” a cada elogio que receber.

Sempre existiram e sempre vão existir pessoas invejosas, por isso procure manter sua intimidade, evite ser o centro das atenções e focalize no seu trabalho e nos seus objetivos, agindo desta forma será mais fácil lidar com os invejosos de plantão.