Teste Para Renovar CNH

Em 23 de setembro de 1997 foi promulgada pelo Congresso Nacional a Lei no 9,503 que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro, sancionada pela Presidência da República, entrou em vigor em 22 de janeiro de 1998, estabelecendo, logo em seu artigo primeiro, aquela que seria a maior de suas diretrizes, qual seja, a de que o trânsito seguro é um direito de todos e um dever dos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito.

Com a finalidade do aprimoramento da formação do condutor, o Código de Trânsito Brasileiro trouxe a exigência de cursos teórico-técnicos e de prática de direção veicular, incluindo direção defensiva, proteção ao meio ambiente e primeiros socorros.

Essa exigência foi exigida também aos condutores já habilitados, por ocasião da renovação da Carteira Nacional de Habilitação (artigo 150), de modo a também atualizá-los e instrumentalizá-los na identificação de situações de risco no trânsito, estimulando comportamentos seguros, tendo como meta a redução de acidentes de trânsito no Brasil.

Não sou contra qualquer tipo de formação que tenha como finalidade formar melhor um condutor, mas da forma como foi feita a “coisa”, criou-se um grande mercado para as “autoescolas”, atualmente chamadas de Centro de Formação de Condutores (CFC).

Os problemas são basicamente dois, nem todo motorista dispõe de 16 horas para frequentar um curso de primeiros socorros, ele terá que parar de exercer sua profissão, reduzindo seu salário e ainda assim pagar uma taxa de serviço para o CFC pelo serviço prestado, aí não importa se ele teve bom aproveitamento no curso, se esteve presente passa na boa.

O outro problema diz respeito ao valor que é pago ao CFC, o valor é absurdamente alto, ganhando em torno de mil e quinhentos reais, o que dá em torno de 50 reais por dia com 10 horas de trabalho, e motorista não faz menos que isso e nem adianta discutir.

Então além de deixar de receber 5 reais por hora tem que pagar aproximadamente 10 reais por hora, é um contrassenso, afinal, este curso deveria poderia até ser facilitado e não ser cobrado, ou cobrado uma pequena taxa, o que não é o caso.

É pouco divulgada por motivos óbvios, mas existe uma opção, que é fazer o teste de conhecimentos sobre primeiros socorros e direção defensiva diretamente no DETRAN da sua cidade, baixe na internet duas apostilas, uma delas é a de noções de primeiros socorros e a outra é de direção defensiva, estude e faça seu teste diretamente no DETRAN pagando uma taxa de 34 reias (SC).

Disponibilizei dois formulários para simular o teste que é aplicado pelos DETRANs, neles estão questões que podem cair no teste, cada teste é composto de 30 questões, faça o teste de conhecimento exigido pelo DETRAN e veja como está o seu conhecimento, é necessário pelo menos 70% de acerto.

Experimente os dois formulários, responda corretamente o máximo de questões que conseguir e depois vá diretamente ao DETRAN e renove sua CNH gastando em torno de 100 reais e não mais de 300 reais que são gastos por quem é obrigado a frequentar o curso de direção defensiva e de primeiros socorros.