Tie-Dye Para Tingimento

Tie-Dye não é nenhuma palavra misteriosa ou palavra mágica, tie-dye quer dizer simplesmente amarrar e tingir em inglês.

É um método muito antigo e também muito simples de tingir os tecidos com manchas de tintas.

Marco Polo nos contos de suas viagens no Oriente, nos conta como esta técnica foi usada na Índia e na China, também os peruanos e os índios tingiam suas peças de lã feitas a mão com esta técnica, no mais, esta tradição não morreu, é frequentemente praticada por algumas tribos africanas.

Material necessário:

Use as tintas normais para tingir tecidos.

Os recipientes devem ser suficientemente grande para que fervam em seu interior os tecidos a serem tingidos. É bom ter a mãos elásticos, tesoura, conta-gotas, colher de pau e tiras de plástico.

1) Diferente dos outros métodos para tingir tecidos, com esse sistema você não pode obter desenhos com contornos preciosos, podem ser feitos apenas desenhos simples e irregulares.

Conforme você liga os elásticos, obtêm-se manchas ou faixas de grande efeito.

2) Se o tecido for novo deve ser lavado antes do tingimento para retirar toda a goma e passado a ferro antes de ser tingido.

3) Encrespe o tecido, enrole o elástico nos locais desejados e amarre-o firmemente para não se soltar com a fervura.

4) Banhe o tecido mergulhando-o na água e esprema bem, assim a tinta será melhor absorvida, prepare em uma panelinha a tinta das cores desejada e vá pintando o tecido com o conta-gotas.

5) Tenha em mãos as tiras de plástico para envolver o tecido, no ponto onde você pintar e amarre-as com elástico, as manchas de tintas não cobertas pelo plástico e pelos elásticos serão eliminadas durante a fervura.

6) Encha de água a panela com a tinta escolhida para pintar a maior parte do tecido, deve ser suficientemente grande para conter o tecido e poder movê-lo com a colher de pau.

Ponha o tecido na água quando estiver muito quente, mas não fervendo, não é necessário ferver a água para fixar as tintas, fique sabendo que se juntar 2 colheres de amaciante para roupa a tinta penetra melhor no tecido.

Quanto mais o tecido ficar na solução, mais intensa será sua cor.

Enxague abundantemente antes e depois de soltar os nós.

Deixe secar e passe, se desejar pintar utilizando apenas uma cor, envolva as partes que irão ficar brancas com o elástico e plástico e mergulhe o tecido na panela com a cor desejada.