Tratamento Para Rugas

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, revela que existem somente três técnicas que tem eficácia científica comprovada contra rugas, são o uso dos cremes de retinol, as injeções de ácido hialurônico e as aplicações de laser de gás carbônico.

Cada um desses métodos tem a sua própria característica e ajuda de uma forma diferente e eles podem somar.

Mas um detalhe é comum nos três tratamentos: todos estimulam a formação e a renovação do colágeno.

O colágeno é uma fibra muito importante que existe em grande quantidade na pele, é como se fosse um cimento que dá sustentação à pele, dá o tônus da pele, é o que dizem os dermatologistas.

O colágeno fica numa faixa entre a epiderme, que é a parte externa da pele, e a derme, que é a camada mais profunda.

Dos 25 anos em diante, sua produção começa a diminuir e ele perde qualidade, é nessa fase da vida que começam a surgir as primeiras rugas e os sinais de envelhecimento da pele.

A exposição excessiva ao sol, o cigarro, o álcool, a má alimentação e a vida sedentária ajudam a acelerar esse processo.

Dos três tipos de tratamentos citados, o laser de gás carbônico é o mais radical, esse tipo de tratamento é uma técnica extremamente agressiva, pois rompe as camadas mais superficiais da pele e gera um calor muito grande, é o que dizem os especialistas em dermatologia.

O tratamento com laser de gás carbônico gera calor excessivo estimulando a produção do colágeno, mas provoca queimaduras nas camadas mais externas e um forte descamamento.

O resultado é surge uma nova pele, e ai as mulheres que passaram pelo tratamento de laser de gás carbônico dizem: a minha pele ganhou vida, ficou com mais consistência, e eu me sinto bem satisfeita por ter feito esse procedimento, e ainda por cima dizem que não é invasivo (papo furado!).

A aplicação do retinol é o mais simples dos três tratamentos e serve para prevenir ou tratar rugas que não são muito profundas, mas os resultados só aparecem em médio prazo.

O retinol e seus derivados, como o ácido retinóico, renino aldeido, têm essa capacidade quando passados na pele em forma de creme, eles agem na superfície da pele, melhorando a troca, fazendo com que sejam regeneradas essas células, o que acontece de fato é que melhora a irrigação da pele que acaba por melhorar o colágeno.

A injeção de ácido hialurônico tem efeito imediato, em poucas horas após a aplicação já é possível ver o resultado, este tipo de tratamento é uma espécie de “massa corrida” para rugas, mas não é para sempre, dura de 8 a 12 meses, é o tipo de tratamento para diminuir a ruga de expressão que sai do nariz e aquelas pequenas rugas que ficam na área acima do lábio superior.