Confira neste texto procedimentos para não ser enganado quando fizer compras pela internet.
Este pequeno texto traz algumas dicas para você não ser passado para trás nas compras pela internet.
A idéia é prestar a atenção em pequenos detalhes como um símbolo de cadeado na parte debaixo do site (perto do relógio), o símbolo de cadeado é um indicativo de que a página que você está navegando é segura.
Se gostar de algum produto em alguma loja on-line, vale a pena entrar em contato com a loja física (loja real) antes de fechar o negócio, geralmente nos rodapés dos sites de lojas on-line confiáveis existem meios de contato telefônico, às vezes até 0800, aproveite, porque e-mails geralmente não são respondidos.
Uma dica que vale ouro e que pode evitar vários problemas é preferir opções de pagamento onde o produto comprado chegue antes de começar pagar por ele.
Se comprar pela internet e o produto ou o serviço não for o que foi anunciado, o cancelamento da compra é muito mais fácil do que muitos imaginam, na verdade, tem gente que prefere pagar ao invés de cancelar, esses dizem que o stress de cancelar uma compra é grande, na verdade não é, só tem que provar que o cancelamento é justificável.
Se for boleto bancário não pague e pronto e espere um contato da empresa onde você fez a compra, se for cartão de crédito, o que é mais comum atualmente, é mais fácil ainda e sem riscos de ter incluído o CPF em órgãos de restrição de crédito.
No caso de cartão de crédito, ligue para a administradora do cartão e explique o fato, você irá receber orientações para não pagar o valor da compra, você deverá fazer uma carta e enviar para a administradora do cartão, a administradora faz o contato com a loja que vendeu o produto e informa do cancelamento e o motivo do cancelamento.
A carta a ser escrita e enviada para o endereço informado pelo atendente da operadora do cartão de crédito pode ser baseada nas linhas abaixo:
Cidade, data.
Solicito o cancelamento dos débitos listados abaixo por divergência comercial, os valores são referentes a créditos para serem utilizados em linha telefônica no sistema VoIP e a própria linha VoIP.
O cartão no qual a compra foi debitada é o de número XXXX XXXX XXXX XXXX, cujo titular é SEU NOME, CPF 56734589012.
A compra foi feita pela internet, no dia 15 de janeiro de 2009 e o anúncio informava que o serviço seria disponibilizado on-line, ou seja, imediatamente, já passaram-se 15 dias e o serviço ainda não foi disponibilizado, ficando sem ter como utilizar os créditos, como os e-mails não são respondidos e não existe outra forma de contato, cabe a este solicitar o cancelamento da compra, fica claro que o motivo é desacordo comercial, pois o serviço que foi debitado no meu cartão de crédito não foi prestado, o fato é que o número foi vendido pela loja virtual, foi debitado, consta no painel de controle da minha conta, mas simplesmente não funciona, este é o motivo do cancelamento.
Data da compra: 15/01/2009 – R$ 125.00 – Empresa que vendeu os créditos para usar no telefone VoIP.
Data da compra: 15/01/2009 – R$ 138.00 – Empresa que vendeu a linha telefônica VoIP.
Total da compra: R$ 263.00
Era o que tinha para o momento.
Assine em baixo e envie para o endereço informado pelo atendente da operadora do seu cartão de crédito.